Experiência de Formação em Regime de Alternância com Foco em Agroecologia e Cidadania: ECRAMA, Bragança, PA

Autores

  • Maria de Nazaré Reis Ghirardi ECRAMA
  • Vincenzino Ghirardi
  • Nailton Pereira Lima
  • Rosineide Francisca Lima Jorge
  • Tatiana Deane de Abreu Sá Embrapa Amazônia Oriental

Palavras-chave:

Nordeste do estado do Pará, agricultura familiar, co-construção de conhecimento

Resumo

A caminhada da Escola de Formação Para Jovens Agricultores (as) de Comunidades Rurais Amazônicas – ECRAMA, com protagonismos de agricultores familiares do Nordeste Paraense, pelo direito ao acesso à educação básica contextualizada às suas necessidades de viver e trabalhar no campo, impulsiona a opção pelo curso Agroecologia e Cidadania.  O relato dessa experiência tem objetivo de socializar a trajetória, a autonomia das iniciativas de transição em desenvolvimento entre as dimensões da Agroecologia, em cinco edições desse curso, respectivamente em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2221/2222, realizadas em regime de alternância, com metodologias participativas, em parceria com instituições governamentais e não governamentais, pastorais e movimentos sociais, contribuindo para a co-construção de novos conhecimentos agroecológicos

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Publicado

2023-09-06