Agroecologia na educação do campo: interdisciplinaridade como ferramenta pedagógica
Palavras-chave:
Educação ambiental, integração, agricultura familiar, cuniculturaResumo
O projeto foi desenvolvido no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia
Branca, no curso técnico em agropecuária. Para o estudo da proposta do uso da dinâmica
“Agroecologia na inserção educacional”, este trabalho busca a aplicação da interdisciplinaridade
a partir de uma Metodologia pedagógica com base nos fundamentos agroecológicos.
Nesse sentido, a prática pedagógica apresentou uma dimensão interdisciplinar, que requer a
integração entre o ensinar e o aprender, o individual e o coletivo, incorporando ainda a prática
agroecológica nas atividades ligadas ao campo. A pesquisa objetivou o desenvolvimento de
atividades a partir da compreensão da agroecologia, bem como a promoção da Educação
Ambiental com experiências interdisciplinares. Assim, tecer fios entre o repensar e o recriar
pedagógico e ecológico exige esforço, dedicação, superação das dicotomias, reconstrução e
construção, tornando um estímulo para a discussão de uma nova realidade.