Agroecologia na educação do campo: interdisciplinaridade como ferramenta pedagógica

Autores/as

  • FERREIRA, Livia Israel Centro Estadual Integrado de Educação Rural – CEIER de Águia Branca
  • SILVERIO, Thiago Cunha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro
  • PIVOTO, Herton Chimelo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro
  • REZENDE, Nilson Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro
  • SANTOS, Felipe Nascimento dos Programa de Pós-Graduação Fitotecnia (PPGF) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro
  • MARTELLETO, Luiz Aurélio Peres PPGF/DFito/IA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Campus Seropédica

Palabras clave:

Educação ambiental, integração, agricultura familiar, cunicultura

Resumen

O projeto foi desenvolvido no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia
Branca, no curso técnico em agropecuária. Para o estudo da proposta do uso da dinâmica
“Agroecologia na inserção educacional”, este trabalho busca a aplicação da interdisciplinaridade
a partir de uma Metodologia pedagógica com base nos fundamentos agroecológicos.
Nesse sentido, a prática pedagógica apresentou uma dimensão interdisciplinar, que requer a
integração entre o ensinar e o aprender, o individual e o coletivo, incorporando ainda a prática
agroecológica nas atividades ligadas ao campo. A pesquisa objetivou o desenvolvimento de
atividades a partir da compreensão da agroecologia, bem como a promoção da Educação
Ambiental com experiências interdisciplinares. Assim, tecer fios entre o repensar e o recriar
pedagógico e ecológico exige esforço, dedicação, superação das dicotomias, reconstrução e
construção, tornando um estímulo para a discussão de uma nova realidade.

Publicado

2018-08-19