As experiências de Educação em Agroecologia no Brasil: diálogos a partir do II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (II SNEA)
Palavras-chave:
Relatos de experiências, Sistematização, Revista Cadernos de AgroecologiaResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as experiências de Educação em Agroecologia
a partir dos relatos que foram apresentados no II Seminário Nacional de Educação
em Agroecologia, evento promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia, que ocorreu
entre os dias 25 a 27 de outubro de 2016, em Seropédica/RJ. As contribuições aqui apresentadas
são desdobramentos do trabalho da comissão de editoração da Revista Cadernos de
Agroecologia, onde as experiências do II SNEA serão publicadas em julho de 2017. A partir da
releitura detalhada dos artigos, agrupou-se as experiências em três eixos, a saber: a) estado
e região onde a experiência foi ou está sendo desenvolvida; b) verificar se é uma experiência
de educação formal; e c) identificar com quais eixos da Matriz de Sistematização da ABA cada
experiência dialoga. Os resultados dessa análise dão um panorama das experiências em Educação
em Agroecologia desenvolvidos no Brasil.