As experiências de Educação em Agroecologia no Brasil: diálogos a partir do II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (II SNEA)

Autores/as

  • CABRAL, Larissa Aparecida da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ); Núcleo Interdisciplinar em Agroecologia (NIA-UFRRJ)
  • DORNELAS, Rafaela Silva Universidade Federal do Espirito Santo
  • SOUZA, Natália Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ); Núcleo Interdisciplinar em Agroecologia (NIA-UFRRJ)
  • AMÂNCIO, Cristhiane Oliveira da Graça EMBRAPA Agrobiologia; Núcleo Interdisciplinar em Agroecologia (NIA-UFRRJ)
  • GODOI, Sankirtana Avatara Instituto Federal de Goiás (IFG); Núcleo Interdisciplinar em Agroecologia (NIA-UFRRJ)

Palabras clave:

Relatos de experiências, Sistematização, Revista Cadernos de Agroecologia

Resumen

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as experiências de Educação em Agroecologia
a partir dos relatos que foram apresentados no II Seminário Nacional de Educação
em Agroecologia, evento promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia, que ocorreu
entre os dias 25 a 27 de outubro de 2016, em Seropédica/RJ. As contribuições aqui apresentadas
são desdobramentos do trabalho da comissão de editoração da Revista Cadernos de
Agroecologia, onde as experiências do II SNEA serão publicadas em julho de 2017. A partir da
releitura detalhada dos artigos, agrupou-se as experiências em três eixos, a saber: a) estado
e região onde a experiência foi ou está sendo desenvolvida; b) verificar se é uma experiência
de educação formal; e c) identificar com quais eixos da Matriz de Sistematização da ABA cada
experiência dialoga. Os resultados dessa análise dão um panorama das experiências em Educação
em Agroecologia desenvolvidos no Brasil.

Publicado

2018-08-15