Uso de plantas medicinais no processo de ensino-aprendizagem em escola do campo no Sudoeste Paraense

Authors

  • Geovane Bezerra de Sousa
  • Laila Mayara Drebes
  • Matheus Santos Filho

Keywords:

agroecologia, casa familiar rural, conhecimentos tradicionais, erosão cultural, saúde

Abstract

Este relato de experiência técnica resulta de uma intervenção pedagógica sobre plantas medicinais na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, Anapu-PA, cujo objetivo foi resgatar, preservar, aprimorar e sistematizar os conhecimentos das famílias camponesas sobre plantas medicinais, a fim de estimular o seu uso agroecológico na promoção da saúde e na geração de renda. A intervenção pedagógica foi conduzida entre março de 2022 e fevereiro de 2023, com turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio, totalizando 35 estudantes. Foram três etapas de atividades: a realização de palestra sobre plantas medicinais; o processo de descoberta do conhecimento e percepções da comunidade escolar sobre plantas medicinais; e a implantação da horta de plantas medicinais na escola. Esta última possibilitou o desenvolvimento de atividades pedagógicas de cunho agroecológico, sobre meio ambiente e saúde, unindo teoria e prática de forma contextualizada.

Published

2024-11-26