Uso de plantas medicinais no processo de ensino-aprendizagem em escola do campo no Sudoeste Paraense
Palavras-chave:
agroecologia, casa familiar rural, conhecimentos tradicionais, erosão cultural, saúdeResumo
Este relato de experiência técnica resulta de uma intervenção pedagógica sobre plantas medicinais na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, Anapu-PA, cujo objetivo foi resgatar, preservar, aprimorar e sistematizar os conhecimentos das famílias camponesas sobre plantas medicinais, a fim de estimular o seu uso agroecológico na promoção da saúde e na geração de renda. A intervenção pedagógica foi conduzida entre março de 2022 e fevereiro de 2023, com turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio, totalizando 35 estudantes. Foram três etapas de atividades: a realização de palestra sobre plantas medicinais; o processo de descoberta do conhecimento e percepções da comunidade escolar sobre plantas medicinais; e a implantação da horta de plantas medicinais na escola. Esta última possibilitou o desenvolvimento de atividades pedagógicas de cunho agroecológico, sobre meio ambiente e saúde, unindo teoria e prática de forma contextualizada.
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