Práticas Agroecológicas no combate à Crise Hídrica na Aldeia Bororó-MS: Experiências e Esperanças do Projeto Ara Poty
Palabras clave:
Educação Ambiental; Famílias; Recursos Hídricos; Sustentabilidade; Trabalho.Resumen
O relato é de uma proposta de projeto submetida com foco na necessidade urgente de proporcionar acesso aos recursos hídricos na aldeia Bororó, no entorno da EMI Agustinho, área atendida pelo Posto de abastecimento 2, o qual está sem funcionamento a pelo menos dois anos, e tem como medida fundamental estruturar a capacidade de geração de alimentos nas casas dos alunos, a partir da extensão da horta que foi implantada há um ano e vem sendo trabalhada por uma equipe com caráter interdisciplinar de dois programas de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGET – Programa de Pós-graduação em Educação e Territorialidade/FAIND e PPG em Agronegócios/FACE). Visamos desenvolver ações como abertura de poços de baixa profundidade bem como a distribuição de reservatórios d'água e mapeamento de acesso e distribuição de modo que atenda a um maior número de pessoas das 15 famílias que representam 10% das atendidas na área do Posto 2. Seguiremos trabalhando com o método Pesquisa-Ação Participativa, no qual os pesquisadores se envolvem ativamente com a comunidade estudada para compreender sua dinâmica social interna e assim realizaremos uma efetiva educação ambiental que se dará concomitante com a preservação da identidade cultural, contribuindo assim para que vários dos ODS sejam atingidos, com por exemplo o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação Climática.
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Derechos de autor 2024 Racquel Valerio Martins, Lethícia Camila Dorce, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki

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