Percepções sobre alimentos orgânicos de alunos de uma escola em Ladário-MS,Brasil

Autores/as

  • ADRIANA SOARES SANTOS UFMS CPAN
  • VINICIUS FARIA UFMS CPAN
  • Edgar Aparecido da Costa UFMS CPAN

Palabras clave:

:segurança alimentar, agroecologia, ensino fundamental

Resumen

Segurança alimentar e sustentabilidade são temáticas relevantes na atualidade. O uso sustentável dos recursos naturais tem sido pauta de inúmeros congressos nacionais e internacionais com envolvimento de instituições públicas, organizações e representações sociais. Parte-se da consideração de que a escola é um espaço importante para formação de uma nova sociedade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ladário–MS acerca dos alimentos orgânicos. Acredita-se que a introdução e discussão do tema agroecologia nas escolas do Brasil seja fundamental, pois o conhecimento possibilitará o surgimento de novos hábitos e comportamentos saudáveis. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva. Utilizou-se como técnicas a pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário estruturado. O estudo identificou que os alunos do ensino fundamental apresentaram uma percepção superficial sobre o tema alimentos orgânicos.

Biografía del autor/a

VINICIUS FARIA, UFMS CPAN

Acadêmico de Licenciatura em Geografia. 

Edgar Aparecido da Costa, UFMS CPAN

Graduado em Geografia pela Universidade  Católica Dom Bosco(1991), mestre em geografia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho(1998) e doutor em geografia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho(2004). Atualmente está como professor titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2024-12-19

Número

Sección

AGROECOL - Construção de Conhecimentos Agroecológicos