Gênese e desenvolvimento do Espaço Permacultural do NEPPAS: bioconstruindo o conhecimento

Autores/as

  • SILVA, Hugo Felipe Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST)
  • OLIVEIRA, Pedro de Assis Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST)
  • ANDRADE, Joel José de Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST)
  • SANTOS, Jonathas Batista de Alencar Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST)
  • CARDOZO, Catriel Henrique Edgard Dantas Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST)
  • CAVALCANTE, Marcelo Casimiro Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST)

Palabras clave:

bioconstrução, construção coletiva, Contexto, paradigma

Resumen

Retrataremos aqui a experiência de bioconstrução do Espaço Permacultural do NEPPAS,
onde rompemos o paradigma de uma Universidade restrita a estudantes, professores e servidores,
e a acessibilizamos às outras instituições, comunidades, às famílias agricultoras, ao
povo! Um espaço que possibilite a troca de conhecimentos (empírico e científico), utilizando
os princípios éticos e de design da Permacultura e que seja planejado e efetivado por todas as
pessoas que compõem o sistema/processo. Diversas oficinas e mutirões permitiram a construção
das estruturas (cisterna de 52 mil litros, estrutura geodésica, escritório de adobe e um
sistema agroflorestal), permitindo ao Espaço um ambiente reflexivo, de aprendizagem e troca
de saberes, utilizando a Permacultura como ferramenta e prática norteadora. Outras estruturas
já estão pensadas, de forma que o espaço se mantenha vivo, dinâmico e autossustentável,
quebrando os paradigmas de uma universidade pública detentora do conhecimento.

Publicado

2018-08-21