Caminhos autônomos de construção e compartilhamento do conhecimento agroecológico: relato do 1° curso de quintais agroflorestais da Refazenda

Autores/as

  • PARRÉ, Fernando Martins Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • LOIOLA, Priscilla de Paula Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • MICHELETO, Raul Coca dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • MORAIS, Gelton Fernando Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • ORTEGA, Joana Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • TRINDADE, Elen Regina Romo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palabras clave:

Conhecimento agroecológico, quintais agroflorestais, curso

Resumen

O objetivo geral deste trabalho é relatar o curso de quintais agroflorestais: cultivando abundância,
vida e diversidade em comunhão com a Terra, realizado na Refazenda moradia agroecológica,
em Araras - SP, como exemplo de uma possibilidade de compartilhar e criar conhecimento
agroecológico de maneira autônoma, tendo foco nas contribuições das pessoas que
participam do processo, por meio de estratégias dialógicas. Os objetivos específicos são de
expandir o acervo de conhecimentos e práticas sobre sistemas agroflorestais em suas diversas
modalidades e apresentar um aporte geral dos fundamentos do curso – conceitos abordados
e atividades práticas realizadas. Analisando os Resultados, vê-se que existe o público
e a demanda necessários para a construção de um modelo prático-epistemológico de curso
que possa ser facilmente gerado, de maneira autônoma, podendo ser colocado em prática em
diferentes Contextos e realidades.

Publicado

2018-08-22