Rede de Unidades de Observação Pedagógica (RUOP) e sua contribuição para a transição agroecológica em assentamentos rurais em Santa Catarina

Autores/as

  • LOUZADA, José Antônio Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (COOPTRASC)
  • MAGRINI, Fredy Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (COOPTRASC)
  • INÁCIO, Aguinaldo Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (COOPTRASC)
  • SILVEIRA, Rosa Patrícia da Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA SC/SR-10)
  • ZARNOTT, Alisson Vicente Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • NEUMANN, Pedro Selvino Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palabras clave:

Reforma agrária, Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), Agroecologia, Sistemas de produção, Análise econômica

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência da Rede de Unidades de Observação
Pedagógica (RUOP) do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)
aos assentamentos rurais em Santa Catarina. Assim, tal estudo busca fazer uma avaliação
das RUOP e da contribuição dessas para a transição agroecológica. Para tanto, utilizou-se
a Metodologia de aplicação de questionário com os agricultores. Conclui-se que Resultados
vêm sendo alcançados através do diálogo, entre técnicos e agricultores, através da discussão
da avaliação econômica das Unidades de Produção Familiar (UPFs) e, a partir disso, fazem a
opção pela transição agroecológica nos diferentes sistemas de produção.

Publicado

2018-08-22