Influência da Adubação Verde na Qualidade de Bulbos de Cultivares de Cebola

Autores/as

  • Cristiane Ferrari Bezerra Santos UFGD
  • Guilherme Augusto Biscaro UFGD
  • Thamiris Barbizan UFGD
  • Douglas Coimbra da Silva UFGD
  • Evair da Silva Ferreira UFGD

Palabras clave:

Allium cepa L., classificação, defeitos, plantas de cobertura.

Resumen

A qualidade dos bulbos e a produtividade de cebola estão ligados a fatores climáticos, como temperatura e fotoperiodo, bem como fatores genéticos e de manejo. Os bulbos são classificados em tipos extra, categoria 1 e categoria II, levando em consideração os defeitos graves e leves dos bulbos, sendo estes: talo grosso, brotado, podridão, mancha negra e mofado, colo mal formado, deformado, falta de catáfilas externas, flacidez, descoloração e dano mecânico. A adubação verde favorece a recuperação de propriedades físicas  e químicas do solo. O trabalho foi realizado na área Universidade Federal da Grande Dourados. O delineamento experimental foi em parcelas subdivididas, com quatro repetições, cinco sistemas de cultivo: vegetação espontânea; cultivo de cebola em sucessão as seguintes culturas: Milheto; Feijão-de-porco; Mucuna- preta e Crotalária - júncea e duas cultivares híbridas de cebola (Andromeda e Aquarius).  Após o manejo dos adubos verdes, realizou-se o transplantio das mudas de cebola. A colheita foi realizada quando mais de 60 % das plantas se encontravam estaladas e após o período de cura foi avaliada a qualidade de bulbos e realizada a classificação em: bulbos tipo normais, bulbos com defeitos leves, bulbos com defeitos graves. O percentual de bulbos com danos mecânicos foi de 3,63 %, seguido de 6,75 % com bulbos tipo charuto, 28,63% com bulbos tipo talo grosso, e por fim, 63, 38% de bulbos normais. Os adubos verdes não afetaram a qualidade dos bulbos. A cultivar Andromeda apresenta desempenho satisfatório na produção de bulbos normais.

Biografía del autor/a

Guilherme Augusto Biscaro, UFGD

Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD desde 2015. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Agrícola (PET-EA), de 2010 a 2016. Possui graduação em Engenharia Agrícola (1995) pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, mestrado (1999) e doutorado (2003) em Irrigação e Drenagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Foi professor adjunto nivel IV (2004 a 2008) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, aonde atuou como professor de Irrigação e coordenador do curso de graduação em Agronomia (2006) na Unidade Universitária de Cassilândia. Atualmente é professor Associado de Irrigação e Drenagem e Relações Água-Solo-Planta-Atmosfera nos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Agrícola da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Faculdade de Ciências Agrárias, FCA. Foi coordenador do curso de graduação em Engenharia Agrícola nos anos de 2009 e 2010. Atua como professor e orientador nos programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal (mestrado e doutorado) e de Engenharia Agrícola (mestrado) da FCA/UFGD. Tem experiência na área de pesquisa em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de sistemas de irrigação localizada e por aspersão, evapotranspiração, nutrição mineral de plantas, fertirrigação e produção de mudas. É autor dos livros Sistemas de Irrigação por Aspersão (2009), Sistemas de Irrigação Localizada (2014) e Meteorologia Agrícola Básica (2007).

Thamiris Barbizan, UFGD

Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2011). Mestre em Agronomia - Produção vegetal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014). Atuou na empresa Mycofinder Genômica e Controle Biológico LTDA., na área de genômica e bioinformática. Além disso, possui experiência na área de pesquisa, experimentação e manejo de culturas. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal, na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Douglas Coimbra da Silva, UFGD

Possui graduação em agronomia pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Aquidauana (UEMS - UUA). Atualmente mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, pela Universidade Federal da Grande Dourados - Faculdade de Ciências Agrárias (UFGD - FCA), desenvolvendo projeto de pesquisa relacionado a irrigação em Olerícolas.

Evair da Silva Ferreira, UFGD

Possui ensino-medio-segundo-grau pela Escola estadual Rodrigues Alves(2013). Atualmente é aluno do Curso de Engenharia Agrícola da UFGD. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, Irrigação e olericultura.

Publicado

2019-01-05

Número

Sección

AGROECOL - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis