Ensino de Ciências da Natureza e Agroecologia
Aproximações Necessárias no Contexto da Educação do Campo
Palabras clave:
formação de professores à Educação do Campo; Interdisciplinaridade; práticas pedagógicas agroecológicas.Resumen
O trabalho que aqui apresentamos coloca em diálogo, dentro da formação de professores na Educação do Campo, duas importantes áreas do conhecimento: as Ciências da Natureza e a Agroecologia. Buscamos, a partir de edital interno na Universidade Federal da Fronteira Sul, promover discussões teóricas e experiências práticas que desenvolvam um ensino de ciências mais próximo da realidade de nossos acadêmicos vinculado ao desenvolvimento do conhecimento agroecológico. Para tanto, buscamos nos fundamentar em referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências e da Agroecologia para conduzir processos formativos junto a docentes e a discentes de nosso curso. Essa fundamentação nos está capacitando para, em seguida, construirmos o espaço da horta no ambiente universitário e estabelecermos parcerias que aproximem conhecimentos populares, saberes das comunidades tradicionais e conhecimento científico visando o enriquecimento desses saberes.