Os Contextos de uma Escola no Campo

percepções de um docente de Matemática

Autores/as

  • Loisiane da SILVA UFMS
  • Edinalva da Cruz Teixeira SAKAI UFMS

Palabras clave:

Escola do Campo, Formação de professores, Licenciatura em Educação do Campo.

Resumen

Este artigo traz resultados de uma pesquisa de graduação desenvolvida no curso de Licenciatura Educação do Campo, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo como objeto de estudo o ensino da Matemática no contexto de uma escola no Campo, a Escola Municipal Ataíde Sampaio do município de Bodoquena, tendo como interlocução a percepção de um professor de Matemática. A pesquisa objetivou evidenciar, por meio de um estudo de caso, a seguinte questão: qual a percepção de um docente de Matemática envolvido no contexto de uma Educação do Campo? A realização deste trabalho evidenciou que a Educação no Campo vem acompanhada de muitos desafios e dificuldades, a começar pela falta de apoio das entidades públicas, espaços e materiais adequados para trabalhar com os alunos, sem falar das grandes distâncias que alguns alunos necessitam percorrer para chegar à escola e as dificuldades enfrentadas com os meios de transportes utilizados. E, ainda, por meio da percepção do professor de Matemática, ficou claro o desconhecimento sobre o que é, para que e para quem a Educação do Campo se objetiva, consequentemente, desconhecendo o valor de uma formação docente específica voltada para as Escolas do Campo.

Publicado

2018-12-28