Fundamentos e Práticas em Agroecologia e a Formação do Pedagogo
Palabras clave:
Prática educativa. Processos formativos. Metodologias Ativas. Educação escolar e não escolarResumen
Este relato de experiência tem por objetivo refletir sobre o processo de formação em agroecologia das acadêmicas de graduação em Pedagogia do Câmpus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que participam da disciplina Fundamentos e Práticas em Agroecologia. A partir desta disciplina pudemos conhecer uma nova metodologia de ensino, bem como um modelo de prática pedagógica desenvolvida em um espaço não escolar. E a partir destes conhecimentos compreendemos que as transformações que tem ocorrido nas sociedades nos últimos anos tem afetado diretamente a vida do homem em relação as suas necessidades de informação, formação e de transformação. E com isso também altera o campo de formação e atuação do pedagogo. Desta forma, a disciplina nos estimulou a buscarmos novos conhecimentos que estão além da perspectiva tradicional do campo de atuação de um pedagogo. Esses conhecimentos para além da educação escolar fez com que refletíssemos sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolar, como parte integrante de uma equipe multidisciplinar através no processo de formação dos agricultores agroecológicos, mas também trouxe uma reflexão para atuar no espaço escolar, seja na educação em espaços rurais, através da consolidação da educação do campo e da agroecologia da região, seja na escola da área urbana, através dos temas transversais, educação ambiental e/ou na saúde através dos produtos agroecológicos para uma alimentação saudável