Participação da Juventude Rural da Escola Família Agrícola de Orizona em Sistemas Agroecológicos
Palabras clave:
permanência no campo, manejo agroecológico do solo, desenvolvimento localResumen
O presente trabalho objetivou a compreensão da Escola Família Agrícola de Orizona (GO) - EFAORI, uma experiência de educação alternativa às convencionais, direcionada aos jovens do campo. As EFA s surgiram na França na década de 1930 e chegaram ao Brasil no estado do Espírito Santo na década de 1960, aliada à luta dos movimentos sociais pela terra e por uma igualdade da educação do campo. Logo a experiência espalhou-se por todas as regiões do Brasil, no final da década de 1990 foi fundada a EFAORI, localizada no município de Orizona (GO) a 138 km de Goiânia. O Objetivo das EFA s é propiciar condições para que os jovens permaneçam digna no campo. Á metodologia utilizada parte do princípio do qual os estudantes revezam escalas semanais onde permanecem uma semana na escola, em regime de internato e uma semana na propriedade aplicando os conhecimentos adquiridos durantes as aulas. A integração escola/meio social possibilita a formação integral dos jovens, levando em conta sua realidade atual. O trabalho desenvolvido é voltado para recuperação do solo, com ações contaram com jovens dos municípios do território matriculados no 2º e 3º ano. Esta mobilização possibilitou a participação da juventude em ações como revisão teórica sobre a utilização do adubo verde onde também foi feito um croqui para a implantação de um experimento do mesmo. Em aulas práticas foi abordada a necessidades da análise do solo, onde os alunos obtiveram atividades sobre amostragem de solo. O projeto possibilitou a implantação de um corredor agroecológico.