Agroecologia e educação ambiental vivenciadas na prática: perspectivas e saberes diários
Palabras clave:
Educação ambiental; Ensino de ciências; Horta escolar.Resumen
O presente trabalho visa descrever as experiências executadas em escolas da educação básica de ensino, utilizando oficinas, aulas extraclasse e atividades na horta escolar, como ferramenta auxiliadora no ensino de ciências, dando destaque aos relatos individuais que demonstram a importância de atividades dinâmicas na promoção da educação ambiental e práticas agroecológicas no ensino fundamental, capazes de estimular o interesse dos alunos para assuntos que são, muitas vezes, considerados desinteressantes. As atividades foram realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID entre os anos de 2014 e 2018, em três escolas de ensino básico do Município de Seropédica, RJ. O PIBID foi fundamental para a extensão universitária e para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, já que possibilitou a realização dessas atividades que serviram de instrumento facilitador de ensino.