Formação de um ponto de comercialização na perspectiva agroecológica
Palabras clave:
agricultura, comercialização, inovação, prossumidorResumen
O presente trabalho apresenta contextos operacionais de agricultores que realizaram a transição
da produção para a perspectiva da produção agroecológica e que estão organizados
em canais de comercialização solidária. O objetivo deste trabalho foi relatar as estratégias
socioeconômicas utilizadas entre a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários
e Sustentáveis - INCUBEESS e produtores da agricultura familiar na constituição da Feira
de Economia Solidária e Agroecologia – FEISOL. O trabalho de formação em espaços não
formais ocorreu como método de difusão do conhecimento sobre cooperativismo solidário,
agroecologia, políticas públicas, contabilidade, entre outros. Porém, o fortalecimento dos empreendimentos
deu-se com formação relacionada à produção de alimentos. Foram constituídos
seis empreendimentos informais. Todos passaram pelo processo de formação durante
24 meses, sendo realizados 30 cursos com os grupos. Resultando na organização para o
trabalho coletivo e do espaço de comercialização FEISOL