Núcleo Temático Sertão Agroecológico - UNIVASF: teoria e prática por meio de intervenções dialógicas no Assentamento Terra da Liberdade em Petrolina/PE
Palabras clave:
Agroecologia; Diagnostico Rápido Participativo; Produção Orgânica; Interdisciplinaridade.Resumen
Este trabalho teve por objetivo analisar a ação ensino/extensão interdisciplinar desenvolvida pelo componente curricular da UNIVASF, “Núcleo Temático - NT Sertão Agroecológico” por meio de intervenções participativas e dialógicas no Assentamento Terra da Liberdade, Petrolina, PE. Todo o processo de intervenção foi conduzido por integrantes do CVT Sertão Agroecológico e oito estudantes de graduação matriculados no NT. Essa atividade possibilitou que os estudantes tivessem os primeiros contatos com Metodologias Participativas, DRP, Agroecologia e organização social de grupos produtivos de maneira prática, complementando o conteúdo teórico discutido em sala de aula. Estas intervenções possibilitaram o ensino/aprendizagem ao valorizar as diferentes formas e tipos de saberes. As reflexões perpassaram pelo rompimento da dicotomia entre a teoria e a pratica, promover a relação universidade e sociedade e contribuíram para a formação crítica de profissionais para atuação junto a comunidades rurais.