A entomologia na sala de aula: descontruindo paradigmas sobre esse complexo mundo dos insetos

Autores/as

  • Clarice Rocha Federal Rural University of Rio de Janeiro
  • Camilla Silva Federal Rural University of Rio de Janeiro
  • Matheus Afonso Federal Rural University of Rio de Janeiro
  • Robson Cunha
  • Acacio Carvalho Federal Rural University of Rio de Janeiro
  • Henrique Trevisan Federal Rural University of Rio de Janeiro

Palabras clave:

Environmental education, agroecology; Philosophy of the natural sciences

Resumen

A entomologia agrícola e florestal abarca a ciência e as interações do homem com o ecossistema procurando desvelar as biotecnologias envolvidas nesse tema complexo aos discentes do ensino fundamental II, da escola municipal Valtair Gabi, situada no município de Seropédica, RJ. Revelando sobre a importância da biodiversidade do universo dos insetos, nos seus aspectos de base nos primeiros níveis tróficos e a sua relevância dentro das cadeias alimentares que eles mantém, como também o controle biológico que podem contribuir através da aplicação do  manejo conservativo, buscando pela primazia de uma simbiose entre insetos e seres humanos, no que se refere ao equilíbrio ecológico, como também com uma visão de produção de alimentos isentos de produtos  nocivos ou deletérios à natureza, e à saúde de todos os seres (animal, planta e homem). Dessa forma a educação ambiental é uma ferramenta imprescindível para desmitificar os paradigmas que existem no conceito popular que todos os insetos são pragas ou nocivos aos seres vivos, tendo como premissa uma visão negativa e finalista. Dessa forma procurou-se relacionar com o conhecimento que os próprios alunos concebiam antes e depois da vivência de avaliações como: redações, rodas de conversas, através de atividades dialógicas, e na participação das atividades propostas na execução do projeto de extensão: Interação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/RJ e a referida escola. Desenvolvida pelo os autores desses trabalhos e seus colaboradores.  Registrou-se o ganho do conhecimento sobre a temática e o interesse dos discentes sobre os temas abordados, como também a funcionalidade das técnicas empregadas didaticamente.

Publicado

2020-08-04