Os desafios da Agroecologia e da agricultura orgânica no compartilhamento de conhecimento e na comercialização de produtos no estado do Tocantins

Autores/as

  • Naira Alencar dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Matheus da Silva Afonso Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Camilla Santos Reis de Andrade da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Luiz Fernando de Sousa Antunes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Maria Fernanda de Albuquerque Costa Fonseca PESAGRO-RIO

Palabras clave:

Mercado; produção; Agroecologia; extensão rural.

Resumen

Como no estado do Tocantins não existem produtores orgânicos registrados no cadastro do MAPA, conhecer o processo de construção do conhecimento agroecológico no território com foco nas dimensões econômicas, sociais, ambientais e política, faz-se necessário para entender o que vem se desenvolvendo no estado quanto à agroecologia e a produção orgânica. A metodologia foi baseada na análise documental por meio de artigos, entrevistas, depoimentos, matérias e outros tipos de informações relacionados à temática da agroecologia, agricultura orgânica ou desenvolvimento sustentável agrícola. Foi observado o desconhecimento sobre a aplicação e os resultados do manejo agroecológico, o que torna muitos produtores a se sentirem desmotivados para iniciar as mudanças em seus manejos. A ação individual dos produtores nas atividades agropecuárias tradicionais fomentadas pelas políticas públicas (MATOPIBA) torna difícil a organização dos produtores para novos empreendimentos, com outros princípios e critérios regulamentados no Brasil e no mundo. O uso da aplicação aérea de agrotóxicos nas grandes culturas, pode inviabilizar a produção orgânica certificada. Há necessidade da articulação entre as principais instituições no Tocantins, públicas e privadas, da esfera municipal até federal, já atuantes na promoção da agroecologia e da agricultura orgânica local, para integrar esforços desde a produção até a comercialização e o consumo.

Publicado

2020-07-16