Empoderamento do produtor na comercialização de hortaliças orgânicas e convencionais em feiras nas metrópoles de Campinas (SP) e São Paulo (capital), Brasil
Palabras clave:
Agricultura orgânica, feiras orgânicas, produto orgânico, precificação de produtos orgânicos, políticas públicasResumen
No debate público é recorrente a afirmação que os preços de hortaliças orgânicas são sempre
maiores que os das hortaliças convencionais, assim a pesquisa teve como objetivos desfazer
essa falácia que circula em relação aos preços dos produtos orgânicos e, destacar o empoderamento
do produtor. Esse trabalho foi realizado através da revisão da literatura e da pesquisa
qualitativa em feiras livres. A Conclusão é que não se pode generalizar essa afirmação uma
vez que os preços de dezesseis por cento de tipos de hortaliças orgânicas em Campinas e
vinte e cinco por cento de tipos de hortaliças orgânicas em São Paulo foram menores que os
preços de hortaliças convencionais. O empoderamento do agricultor orgânico na precificação
ocorre à medida que aumenta a sua participação no estabelecimento dos preços. Isso é notório
em feiras livres, caracterizada pela relação direta com o consumidor, que possibilita a
valorização social do produto, a garantia de venda e de autonomia para o produtor.