Mercados de proximidade, experiências mexicanas de comercialização direta: mercados de proximidade, experiências mexicanas de comercialização

Autores/as

  • Isabel Cristina Lourenço da Silva
  • Claudia Petry
  • Narciso Barrera-Bassols

Palabras clave:

circuitos curtos de comercialização; consumo responsável; alimentação saudável; comércio justo.

Resumen

O presente trabalho aborda duas experiências de comercialização direta de alimentos orgânicos no Estado de Jalisco-México, as duas organizações analisadas fazem parte da RASA (Red de Alternativas Sustentables Agropecuarias de Jalisco). O estudo foi desenvolvido no período de abril de 2019, baseado na pesquisa qualitativa. As experiências de comercialização do Farmer’s Market e da Feria de Productores podem ser classificadas como mercados de proximidade, insertadas nos circuitos curtos de comercialização. São experiências distintas das brasileiras, pois, temos muitos avanços em relação a organização de feiras e a certificação participativa, mas ainda temos muitos desafios em frente, fazendo com que mais feiras e espaços de comercialização direta aconteçam. Estes mercados de proximidade mercados assumem cada vez maior relevância em nossa sociedade, aproximando produtores e consumidores, estreitando relações sociais, encurtando as distancias percorridas por estes alimentos.

Publicado

2020-07-10

Número

Sección

CBA - Economias dos Sistemas Agroalimentares de Base Agroecológica