Procedimentos Experimentais Problematizados No Ensino de Química Numa Dinâmica de Alternância

Autores/as

  • Cleberson de Araújo Targa Universidade Federal da Grande Dourados/ Assentamento Eldorado 2 lote 028/Acadêmico bolsista
  • Diane Cristina Araújo Domingos Universidade Federal da Grande Dourados/Docente Pesquisador

Palabras clave:

extrator; óleo essencial; química; escola do campo.

Resumen

O presente projeto de ensino, de cunho qualitativo, fundamentou-se em Paulo Freire para enriquecer a formação de educadores do campo, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados, aplicando o extrator alternativo para extrair óleo essencial do capim cidreira como aula experimental sustentável na Escola do Campo. Foi aplicado com a turma 2015 durante o Tempo Universidade. Depois foi apresentado na Feira de Sementes de Sidrolândia durante o Tempo Comunidade (sede central/escola do campo). O objetivo principal foi unir os saberes da comunidade com o conhecimento dos acadêmicos, ressignificando a química na área de Ciência da Natureza discutida na educação do/no campo. Nessa perspectiva, o procedimento experimental problematizado fomentou a dialogicidade na construção de conhecimentos científicos específicos induzindo a formação crítica e a autonomia dos docentes.

Publicado

2020-11-03