Relações Ecológicas no Ensino Técnico Agropecuário: Uma Proposta de Investigação no Pomar da Escola Família Agrícola De Antônio Gonçalves

Autores/as

  • Naara de Carvalho Siva Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Alexandro de Jesus Santos Universidade Estácio de Sá

Palabras clave:

Agroecologia; Pedagogia da Alternância; Educação.

Resumen

As relações ecológicas são definidas como as interações existentes entre os seres vivos que habitam os ecossistemas terrestres. Com o objetivo de facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos a respeito dessas relações, foi proposta uma atividade prática com a turma do 2º ano do ensino técnico profissionalizante da Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves-BA. O estudo foi dividido em quatro etapas, fazendo uso de metodologias ativas os alunos foram conduzidos a refletir e interagir durante a abordagem teórica em sala de aula, posteriormente os educandos formaram equipes para coletar e identificar os insetos que participam destas interações ecológicas no pomar da escola e posteriormente os resultados foram apresentados no formato de seminário, relatando a relevância desses seres para a área agrícola. As atividades práticas são instrumentos de ensino-aprendizagem que fortalecem a abordagem teórica, estimulam a iniciação cientifica e motiva a participação dos alunos.

Publicado

2020-11-04