Agroecologia Agroecologia e a Pedagogia Freiriana: da aula para prática da prática para aula

Autores/as

  • Letícia Hanna dos Santos Falcão FURG - Universidade Federal do Rio Grande
  • Roxana Ruiz Buendía, Mestra
  • Matthews Rocha Mello

Palabras clave:

Pedagogia da Pergunta; Ecologia Política; Conhecimento Agroecológico.

Resumen

Este trabalho trata-se de um relato de experiência escrito por uma graduanda do curso de Bacharelado em Agroecologia, quanto a sua experiência com a Pedagogia da Pergunta criada por Paulo Freire (1985) como formato metodológico da disciplina “Fundamentos da Análise Socioeconômica”. A partir desse ponto de partida, compartilha-se a reflexão quanto à incorporação da Pedagogia da Pergunta na disciplina e como esta reverbera no processo formativo no âmbito acadêmico, profissional e cidadã. Discutir sobre outras metodologias de ensino-aprendizagem que instigam a conhecer, pesquisar e refletir acerca das dinâmicas sociais e ambientais dos territórios de morada, se faz fundamental na formação de profissionais e educadoras/es da Agroecologia. Como base para discussão primeiramente apresenta-se a disciplina, a metodologia utilizada e os conteúdos que foram trabalhados ao decorrer do semestre discutindo brevemente como esses inspiram ou podem inspirar a Agroecologia no Ensino-Pesquisa-Extensão.

Publicado

2022-03-21

Número

Sección

RTA - Ética, epistemologia, formação e construção do conhecimento agroecológico