Educar pela pesquisa agroecológica: vivências didático-experimentais no âmbito da licenciatura em educação do campo (CETENS/UFRB)

Autores/as

  • Thiago Leandro da Silva Dias Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Isabel de Jesus Santos dos Santos
  • Luciano dos Reis Silva

Palabras clave:

Educação em agroecologia, Currículo, Ensino por investigação

Resumen

Buscado ressignificar as estratégias de seleção de conteúdos e abordagens metodológicas na formação de professores/as, assim como na ação docente na escola e nos processos formativos da Pedagogia da Alternância, temos realizado alguma reflexões em torno da agroecologia e de como podemos materializar seus fundamentos e princípios nas práticas pedagógicas e nas diversas vivências de ensino e aprendizagem no contexto da Educação do Campo, especificamente nas áreas de Ensino de Ciências e Agroecologia. Com este trabalho buscamos sistematizar experiências formativas envolvendo vivências didático-experimentais em torno da Educação em Agroecologia no contexto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Organizamos uma síntese de práticas/experimentos a partir dos objetivos e delineamentos, e socializamos alguns dos principais resultados que mantêm diálogo com os princípios da Educação em Agroecologia disseminados pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), de modo a corporificar contribuições político-pedagógicas para o currículo do curso e para uma agenda de pesquisa e de políticas públicas educacionais.

Publicado

2023-09-06