A construção da agroecologia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Vanderlei Franck Thies IFRS
  • Claudio Fioreze
  • Milena Silvester Quadros
  • Merli Leal Silva

Palabras clave:

Agroecologia. Educação Popular. Ações pedagógicas integradas no IFRS.

Resumen

Este artigo descreve como a construção de conhecimento em agroecologia é uma ação pedagógica transformadora e alicerçada em processos participativos. A partir de experiências institucionais que dialogam com educação popular crítica, o artigo demonstra o potencial de ações integradas entre ensino, pesquisa e extensão em agroecologia. O texto prioriza algumas ações relevantes no desenho da Agroecologia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul: os Fóruns Regionais de apresentação da Política Institucional de Agroecologia, o projeto EcoViamão e a Pós Graduação lato sensu em Agroecologia. O objetivo deste trabalho é demonstrar como as metodologias participativas ajudam a compreender os distintos processos de desenvolvimento do conhecimento agroecológico, instauram processos de aprendizagens mútuos e educam para os valores da agroecologia para o desenvolvimento sustentável.

Publicado

2023-08-20