Colocando minhocas na cabeça: Transposição didática dos fundamentos da produção e aplicação de bioinsumos na formação técnica no IFPA Castanhal
didactic transposition of the fundamentals of production and application of bioinputs in technical training at IFPA Castanhal
Palabras clave:
olericultura, matéria orgânica, práticas educativasResumen
O presente texto buscou sistematizar as práticas educativas a partir da produção e do uso dos bioinsumos na formação técnica no IFPA Castanhal. Sendo assim, procura compreender a motivação da criação do espaço de produção de bioinsumos; apresentar a produção de bioinsumos como esteio da transição ecológica e pedagógica; caracterizar o setor de olericultura como espaço de transposição didática ao debate do manejo ecológico de solos; e, por fim, realizar o diálogo com os princípios e diretrizes da Educação em Agroecologia. Portanto, a transposição didática vivenciada tem possibilitado chegar no saber ensinado com um repertório de conhecimentos diverso, oriundo das teorias científicas materializadas em conteúdos curriculares, que se conjugam com saberes individuais e práticas agroecológicas concretas voltadas aos sistemas alimentares.