Agroecologia, sustentabilidade e educação ambiental sob a perspectiva dos/as educadores/as do campo em Lagoa de Itaenga – PE

Autores/as

  • FREITAS, Rubenice Maria de Instituto Federal de Pernambuco
  • COSTA, Cristiane Maria dos Santos Instituto Federal de Pernambuco
  • NETO, Manoel José da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • SILVA, Irlânia do Nascimento Instituto Federal de Pernambuco
  • NÓBREGA, Carla Eugênia Fonseca da Silva Marques Instituto Federal de Pernambuco
  • FERREIRA, Gizelia Barbosa Instituto Federal de Pernambuco

Palabras clave:

contextualização, dinâmicas do rural, interdisciplinaridade

Resumen

A educação do campo é um desafio para muitos professores, ressaltando que a formação e
os projetos que são desenvolvidos nas escolas rurais são iguais aos das escolas urbanas,
provocando nos professores a necessidade de buscar ferramentas para abordar a realidade
dos estudantes. O presentetrabalho é fruto de um projeto de extensão executadoem três escolas
rurais do município de Lagoa de Itaenga-PE, envolvendo oito professores da educação
do campo. Em sua realização foram utilizadas ferramentas participativas, diálogo e oficinas,
promovendo espaços de formação e troca de experiência. Este trabalho tem por objetivo apresentar
percepções dos professores de educação do campo do município de Lagoa de Itaenga
através da perspectiva da implantação de uma Horta escolaragroecológica como ferramenta
interdisciplinar. Os professores refletiram suas Metodologias e aperfeiçoaram suas abordagens,
porém o quantitativo de oficinas não foi suficiente.

Publicado

2018-08-19