Horta comunitária como ferramenta ecopedagógica para trabalhar a educação popular com filhos de agricultores familiares campesinos

Autores/as

  • SILVA, Rayana Vanessa Alves Universidade Federal de Pelotas
  • JESUS, Juliana Aparecida Mateus Pereira de Universidade Federal de Pelotas
  • SILVA, Marcilene Santos Universidade Federal da Paraíba
  • SILVA, Regivaldo Henrique da Colégio Agrícola Vidal de Negreiros
  • LACERDA, Dayane Cristine de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • ARAÚJO, Alexandre Eduardo de Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Juventude campesina, olericultura, semiárido paraibano

Resumen

Os processos de educação popular em um ambiente não escolar surgem como um paradigma
alternativo a ordem social atual, a qual deve ser fundamentada em dimensões ambientais,
culturais, socioeconômicas e atrelada à perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. A
experiência foi realizada através do projeto de extensão Escola Agroecológica, constituindo
na implantação de uma horta orgânica com o grupo infanto-juvenil “Sementes do Futuro” de
filhos (as) de agricultores (as) familiares de uma comunidade rural no município de Casserengue-
PB, o qual está inserido na área geográfica do semiárido brasileiro. A Metodologia utilizada
partiu de uma pesquisa ação participante. Observou-se que esta atividade promoveu o
contato direto dos jovens com a terra, incentivando o interesse pela agricultura e olericultura,
estimulando a criação de hortas e até produzir e vender os produtos obtidos, pois muitos não
tinham vivência nas atividades práticas da agricultura.

Publicado

2018-08-19