Segunda Casa: a construção de uma proposta de educação em agroecologia para crianças

Autores/as

  • CANTANHEDE, Camilo Silva Fundação Pedro Paes Mendonça
  • LIBÓRIO, Paula Pereira paula.p.liborio@gmail.com

Palabras clave:

Metodologias participativas, agroecologia para crianças, construção do bem viver

Resumen

A experiência descreve um caminho encontrado na aplicação dos princípios e práticas da
educação em agroecologia voltada para crianças. As intervenções são desenvolvidas no
município de Ribeirópolis, território do Sertão Ocidental de Sergipe, mais precisamente no
Povoado João Ferreira, local com forte tradição agrícola e marcado pelo elevado nível de violência
e conflitos sociais. Os objetivos que orientam as ações são: formar um coletivo jovem
capaz de gerir processos promotores do bem viver e buscar formas de apoiar o processo de
aprendizagem a partir da tríade extensão – ensino – pesquisa. Foram utilizadas ferramentas
metodológicas derivadas da abordagem agroecológica que estimulam diálogos horizontais e
processos auto gestionários. Os Resultados alcançados de maior relevância foram a revitalização
e ocupação de um espaço abandonado, a apropriação das Metodologias pelas crianças
e o ajuste das ferramentas para o ensino formal.

Publicado

2018-08-18