Agroecologia nas escolas do campo no município de Goiás

Autores/as

  • ALMEIDA, Rejane C. Medeiros de UFT/UEG/GWATÁ
  • OLIVEIRA, Eduardo Bonfim de UFT/UEG/GWATÁ

Palabras clave:

práticas agroecológicas, currículo escolar, solo e agroecologia

Resumen

Este trabalho apresenta parte do projeto de extensão agroecologia nas escolas do campo na
Escola Terezinha de Jesus, município de Goiás-GO, pelo NAEC Gwatá/UEG. A Metodologia
foi a pesquisa-ação, com formação sobre agroecologia no currículo escolar, em dialogo da
Geografia com a Agroecologia, e o solo como eixo para o planejamento das atividades no
Ensino Fundamental. Foi levantado conteúdos, Referências e práticas, e a horta como ferramenta
pedagógica. Esta experiência mostrou a importância da agroecologia na escola do
campo, com sua práxis no manejo do solo, que pode ser incluídos na estrutura curricular ou
extracurricular, como uma disciplina ou prática na horta, viveiro e do pomar. A agroecologia é
parte integrante do conhecimento escolar e da cultura camponesa, e como os estudantes são
oriundos da vida no campo, torna-se fundamental a inserção de práticas agroecológicas nas
escolas do campo

Publicado

2018-08-18