“Professora, trouxe um presente para você”, relato de uma sequência didática transversal na chegada do fruto do cacaueiro (Theobroma cacao L.)

Autores/as

  • Maria Priscila Jesus Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Yayenca Yllas Mestranda do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, (NIDES-UFRJ), Brasil
  • Chimenia Sczesny Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual (PPGEDV-IBC)
  • Denize Sepulveda Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Heloisa Tozato Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), São Paulo, Brasil
  • Heloisa Firmo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, (NIDES-UFRJ), Brasil

Palabras clave:

protagonismo infantil, ecopedagogia, transdisciplinaridade, educação ambiental crítica, educação pública

Resumen

O relato de experiência apresenta a realização de uma sequência didática pedagógica, envolvendo diversos componentes curriculares, a partir do protagonismo das crianças da turma do 4º ano da Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. O trabalho objetiva analisar a importância de incentivar o protagonismo infantil no processo de construção coletiva do planejamento pedagógico dialógico, por meio da chegada do fruto do Cacaueiro (Theobroma cacao L.), promovendo assim os conhecimentos agroecológicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Através desse enfoque, as crianças foram estimuladas a participar ativamente, possibilitando a construção coletiva do conhecimento. Esta experiência destaca a importância de dar voz às crianças e envolvê-las na tomada de decisões educacionais, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais participativa e centrada nos interesses delas.

Publicado

2024-11-27