“Professora, trouxe um presente para você”, relato de uma sequência didática transversal na chegada do fruto do cacaueiro (Theobroma cacao L.)
Palavras-chave:
protagonismo infantil, ecopedagogia, transdisciplinaridade, educação ambiental crítica, educação públicaResumo
O relato de experiência apresenta a realização de uma sequência didática pedagógica, envolvendo diversos componentes curriculares, a partir do protagonismo das crianças da turma do 4º ano da Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. O trabalho objetiva analisar a importância de incentivar o protagonismo infantil no processo de construção coletiva do planejamento pedagógico dialógico, por meio da chegada do fruto do Cacaueiro (Theobroma cacao L.), promovendo assim os conhecimentos agroecológicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Através desse enfoque, as crianças foram estimuladas a participar ativamente, possibilitando a construção coletiva do conhecimento. Esta experiência destaca a importância de dar voz às crianças e envolvê-las na tomada de decisões educacionais, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais participativa e centrada nos interesses delas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.