Iniciação científica em educação e agroecologia: experiências e investigações ecopedagógicas na escola municipal Olga Benário Prestes
Palabras clave:
pedagogia agroecológica, agricultura urbana, diversidade biocultural, história ambiental, práxisResumen
A proposta do presente trabalho se estrutura numa investigação crítica do projeto de iniciação científica em educação e agroecologia que está sendo realizado numa escola pública municipal de Macaé, Rio de Janeiro. Com isto, objetiva-se elaborar uma síntese problematizadora das experiências da implementação de um espaço agroecológico no colégio como forma de avaliação das condutas e práticas. Neste sentido, modestamente pode-se evidenciar, racionalizar e planejar abordagens que possam beneficiar o processo de ensino-aprendizagem no campo da agroecologia para o público jovem da periferia brasileira. Quais foram os erros? Quais foram os acertos? Onde, quando, como, porquê, e com quem ou o que deve-se acertar? Cabe, portanto, à educação agroecológica o papel de refletir sobre as atuações pedagógicas para melhor compreender os limites e possibilidades de transformações simbólicas e materiais no ambiente escolar.
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