Iniciação científica em educação e agroecologia: experiências e investigações ecopedagógicas na escola municipal Olga Benário Prestes
Palavras-chave:
pedagogia agroecológica, agricultura urbana, diversidade biocultural, história ambiental, práxisResumo
A proposta do presente trabalho se estrutura numa investigação crítica do projeto de iniciação científica em educação e agroecologia que está sendo realizado numa escola pública municipal de Macaé, Rio de Janeiro. Com isto, objetiva-se elaborar uma síntese problematizadora das experiências da implementação de um espaço agroecológico no colégio como forma de avaliação das condutas e práticas. Neste sentido, modestamente pode-se evidenciar, racionalizar e planejar abordagens que possam beneficiar o processo de ensino-aprendizagem no campo da agroecologia para o público jovem da periferia brasileira. Quais foram os erros? Quais foram os acertos? Onde, quando, como, porquê, e com quem ou o que deve-se acertar? Cabe, portanto, à educação agroecológica o papel de refletir sobre as atuações pedagógicas para melhor compreender os limites e possibilidades de transformações simbólicas e materiais no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.