Horta na escola: um espaço de construção e vivências agroecológicas

Autores

  • GONÇALVES, Marta Laura Noronha da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia/NEA
  • CHAVANTE, Brenda Stephanie de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia/NEA
  • FREITAS, Camila Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia/NEA
  • BARROS, Fatima Mariana da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia/NEA
  • ROSAL, Louise Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia/NEA

Palavras-chave:

Educação, Agroecologia, Produção de hortaliças

Resumo

Este trabalho relata parte da experiência vivenciada em estágio de campo do curso de Agronomia
do IFPA – Campus Castanhal, no município de Irituia, nordeste paraense. Ao acompanhar
a rotina diária de uma professora, que há anos se dedica ao fortalecimento da agricultura
familiar camponesa do município, foi possível conhecer e revitalizar o seu projeto escolar que
visava a implantação/reabilitação de um espaço horta em uma escola municipal. A experiência
possibilitou aos alunos a interação com a educação ambiental, através do desenvolvimento
de técnicas de horticultura como ferramenta didática para o exercício da aprendizagem e a
construção de uma consciência ecológica.

Downloads

Publicado

2018-08-21