Descrição da relação do meio biofísico amazônico e o homem em uma propriedade na comunidade São Brás do Sempre Vivo, Irituia, PA

Autores

  • CARMO, Alex Paulo Martins do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal– NEA – Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia
  • FERNANDES, Fernando José Brasil Feitosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal– NEA – Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia
  • ROSAL, Louise Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal– NEA – Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia
  • COSTA JÚNIOR, Augusto Nazaré Cravo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal– NEA – Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia
  • LIMA, Marcos Haroldo Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal– NEA – Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia
  • SOUSA, Ronaldo Cavalcante de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal– NEA – Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia

Palavras-chave:

Estágio de campo, Vivência, Formação Profissional

Resumo

Este trabalho relata a experiência de discentes do curso de agronomia do IFPA – campus
Castanhal durante a realização do estágio de campo realizado no município de Irituia-PA, no
período de 20 a 29 de março de 2017. A intenção da vivência é promover a imersão dos estudantes
no meio rural, possibilitando-os fazer uma ligação interdisciplinar da teoria com a realidade
dos agricultores, e compreender de forma sistêmica a relação do meio biofísico amazônico
e do homem. Na comunidade São Brás do Sempre Vivo foi possível, através da vivência
e do uso de metodologias, observar as peculiaridades, fortalezas e dificuldades presentes na
produção de alimentos. Das observações feitas se destacou o processo de mudança de um
sistema de criação de bovinos em grandes pastagens, para a prática da horticultura orgânica.
A experiência contribuiu para o processo de formação profissional, no que diz respeito a capacidade
de ser crítico ao se deparar com as mais diferentes situações na vida profissional.

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Publicado

2018-08-22