Agroecologia e estratégias de comercialização: possibilidades do uso do ferramental de marketing

Autores

  • ARAÚJO, Heliene M. UFSCar. Pós Graduação em Agroecología e Desenvolvimento Rural (PPGADR)
  • MARJOTTA-MAISTRO, Marta C. UFSCar. Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural e PPGADR

Palavras-chave:

mercados agroecológicos, estratégias de comercialização, marketing, comportamento do consumidor

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as abordagens do marketing e do comportamento
do consumidor como um ferramental que pode contribuir na comercialização dos produtos
agroecológicos e na sustentabilidade econômica dos produtores das organizações, ao mesmo
tempo em que modifica o comportamento dos consumidores no que se refere ao apoio à
agroecologia. A Metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Observou-se, pela literatura,
que o estudo das estratégias de marketing e do comportamento do consumidor na agroecologia
e o uso da segmentação de mercado tem, por um lado, a potencialidade de identificar
quais são as reais percepções dos consumidores em relação aos mercados agroecológicos
e, assim, definir quais as estratégias são mais adequadas para atender as necessidades e
desejos dos consumidores e, por outro lado, identificar as metas das organizações no que
se refere a mudanças sociais e ambientais, como também estimular a venda dos produtos
garantindo a viabilidade financeira.

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Publicado

2018-08-22