Trajetória da Educação do Campo no Município de Terenos, Mato Grosso do Sul
Palabras clave:
Educação do Campo, Educação Ambiental, Formação Continuada.Resumen
O Departamento Municipal de Educação de Terenos/MS, comprometido com a qualidade de vida da população do campo, bem como a permanência daqueles sujeitos no campo, propõe no ano de 2013, a elaboração de uma Proposta Municipal de Educação do Campo, que considere as necessidades das comunidades, formação continuada para professores, para que melhor possam atender ás comunidades camponesas, visando desenvolver um ensino de qualidade, criando condições desafiadoras para que os sujeitos envolvidos. Os procedimentos metodológicos centrou-se no primeiro momento no diagnostico da realidade educacional das escolas do campo, análises de documentos e a realização do I Seminário Municipal da Educação do Campo, com acompanhamento permanente feito pela coordenação da educação do campo a fim de implantá-la de forma adequada a realidade do campo, buscar apoio de outros setores que comunguem com a proposta da educação do campo, tendo em sua matriz curricular a Disciplina de Educação Ambiental, através da mesma as escolas do campo, desenvolvem importantes atividades relacionadas a temas ambientais e específicos do campo, demostrando avanços significativos para a educação do campo, vinculada á realidade dos sujeitos do campo, enriquecida de experiências de vida, que proporcione aos sujeitos condições de optarem como cidadãos, sobre o lugar que desejam viver. Em 2017 a proposta passou por adequações necessárias, ampliando as parcerias, reestruturando os projetos das escolas do campo, intensificando as formações pedagógicas, no intuito de melhorar o processo das praticas pedagógicas, que garantam seu desenvolvimento no formato adequado á melhoria de qualidade do ensino aprendizagem a todos envolvidos.