A importância das visitas como instrumento de acompanhamento e aprendizado: programa de formação de jovens agricultores(as) familiares camponeses(as), UFRPE

Autores/as

  • PEDROSA, Eduardo Fernandes Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE
  • BARBIERI, Larissa Simionato Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE
  • SILVA, Natália Vaz da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE
  • FRANÇA, Pedro Henrique Tavares de Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE

Palabras clave:

saberes tradicionais, Quilombola, êxodo rural, autoestima

Resumen

O presente relato pretende expor a importância das visitas de acompanhamento que são feitas
aos jovens participantes do Programa de Formação de Jovens Agricultores(as) Familiares
Camponeses(as), da Universidade Federal Rural de Pernambuco e seus parceiros, FETAPE,
PJR e SABIÁ. Este relato vai tratar, especificamente, do acompanhamento da jovem Ana Alice,
residente do Assentamento Quilombola do Engenho Siqueira, localizado em Rio Formoso, na
Mata Sul do Estado de Pernambuco. Esse instrumento de acompanhamento através de visitas
tem se mostrado importante no processo de construção do Programa, servindo de aproximação
dos integrantes da equipe pedagógica com os jovens camponeses(as), na qual a equipe
pedagógica está construindo uma base de conhecimento agroecológicos junto a população
local. Essa equipe tem como princípio norteador a vivência com os habitantes locais, buscamos
interligar a Academia ao Campo, trocando conhecimentos para fortalecer a permanência
dos jovens camponeses, com o intuito de diminuir o êxodo rural e, especialmente, visando o
fortalecimento da autoestima desses indivíduos e seu desenvolvimento sócio econômico.

Publicado

2018-08-21