Oficinas agroecológicas como estratégia de educação e recuperação ambiental

Autores

  • MARTINS, Pedro Buss Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma)
  • LEAL, Luiz Fernando de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma)
  • FABRIN, Guilherme Augusto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma)
  • ABREU, Ludmila Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma)
  • NANNI, Arthur Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma)

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Agroecologia, Agrofloresta, Permacultura

Resumo

Este relato de experiência visa compartilhar os Resultados das ações educativas no âmbito do
Projeto de Recuperação Ambiental do Bosque do CFH, localizado no campus da Universidade
Federal de Santa Catarina em Florianópolis/SC. O projeto combina educação em agroecologia
e recuperação ambiental sob a lógica da permacultura, utilizando a pedagogia popular e os
sistemas agroflorestais agroecológicos como ferramentas principais. As atividades educacionais
apresentadas foram desenvolvidas sob uma perspectiva pedagógica de problematização
da realidade socioambiental e construção coletiva do conhecimento, valorizando o diálogo e
os saberes dos sujeitos envolvidos. No ano de 2016 foram realizadas seis oficinas educativas,
que abordaram temas relacionados à agroecologia, e contaram com a participação de estudantes,
funcionários da Universidade e moradores do entorno, oportunizando momentos de
vivência, prática e troca de saberes.

Downloads

Publicado

2018-08-19