Ensinamentos do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto para Educação em Agroecologia

Autores

  • Cicero Erivaldo de Lima PPGADT - UNEB

Palavras-chave:

solidariedade; agroecologia; comunidade; organização.

Resumo

Este trabalho apresenta um breve relato da história do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, sua importância e influência para as comunidades camponesas, no tocante às questões relacionadas a solidariedade e organização social. Busca-se correlacioná-las com as práticas de educação em agroecológica na condução de práticas do bem viver e na produção de alimentos em abundância para uma legítima segurança alimentar. As experiências de projetos interdisciplinares que envolvem o corpo docente em atividades trabalhadas com os alunos em sala de aula e em campo, abrangendo as disciplinas de história, geografia, português, artes, ensino religioso e ciências em quatro escolas, pertencentes à rede municipal do Ensino Fundamental II do Crato-CE, busca-se retratar os princípios e diretrizes da educação em agroecologia: vida, diversidade e complexidade. As atividades desenvolvidas nas escolas das famílias camponesas devem buscar o entendimento de uma educação em agroecologia que, a exemplo da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, almeje o futuro de uma sociedade que seja capaz de estabelecer elos de prosperidade, marcados pelo comportamento de fortes laços de irmandade e sobrevivência em tempos de concentração dos recursos naturais e dos meios produtivos.

Palavras-chave: solidariedade; agroecologia; comunidade; organização.

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Publicado

2023-08-02