Cisterna de placas na Universidade: tecnologias sociais na construção de uma educação contextualizada e participativa
Palavras-chave:
Agroecologia, Metodologias participativas, Autonomia hídricaResumo
A carência de espaços de formação com metodologias participativas é uma realidade na
maioria das instituições públicas de ensino no Brasil. A perspectiva agroecológica é de uma
prática extensionista como veículo de ação transformadora, realmente direcionada a uma utilidade
social. As Cisternas de Placas são tecnologias sociais que surgiram para soluconar a
problemática do armazenamento de água da chuva, nas regiões semiáridas do Brasil. Por estarmos
inseridos nesse contexto climático, o presente projeto surge da necessidade de gerar
autonomia hídrica dentro da Unidade de Referência em Agroecologia (URA), do Movimento de
Educação do Campo e Agroecologia (MECA/UFPB) e proporcionar um espaço de formação
e construção coletiva do conhecimento. Devido ao seu caráter colaborativo, o projeto CU foi
idealizado pelo Laboratório de Estudos em Gestão de Água e Território (LEGAT/UFPB) e realizado
em parceria com o MECA. O projeto também contou com o apoio de outras instituições
e entidades.