Cisterna de placas na Universidade: tecnologias sociais na construção de uma educação contextualizada e participativa

Autores

  • RODRIGUES, Gabriel Torres Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Movimento de Educação do Campo e Agroecologia (MECA)
  • VIANNA, Pedro Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Movimento de Educação do Campo e Agroecologia (MECA)
  • SALLA, Lucas Maurício Xavier Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Movimento de Educação do Campo e Agroecologia (MECA)
  • REIS, Eduarda Fernandes dos Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Movimento de Educação do Campo e Agroecologia (MECA)
  • MELO, David Marx Antunes de Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Movimento de Educação do Campo e Agroecologia (MECA)
  • MIRANDA, Alexandre Amadeu Cerqueira Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Movimento de Educação do Campo e Agroecologia (MECA)

Palavras-chave:

Agroecologia, Metodologias participativas, Autonomia hídrica

Resumo

A carência de espaços de formação com metodologias participativas é uma realidade na
maioria das instituições públicas de ensino no Brasil. A perspectiva agroecológica é de uma
prática extensionista como veículo de ação transformadora, realmente direcionada a uma utilidade
social. As Cisternas de Placas são tecnologias sociais que surgiram para soluconar a
problemática do armazenamento de água da chuva, nas regiões semiáridas do Brasil. Por estarmos
inseridos nesse contexto climático, o presente projeto surge da necessidade de gerar
autonomia hídrica dentro da Unidade de Referência em Agroecologia (URA), do Movimento de
Educação do Campo e Agroecologia (MECA/UFPB) e proporcionar um espaço de formação
e construção coletiva do conhecimento. Devido ao seu caráter colaborativo, o projeto CU foi
idealizado pelo Laboratório de Estudos em Gestão de Água e Território (LEGAT/UFPB) e realizado
em parceria com o MECA. O projeto também contou com o apoio de outras instituições
e entidades.

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Publicado

2018-08-19