Implementação de Sistema Agroflorestal pedagógico: Um relato de experiência

Autores

  • NASCIMENTO, Vinícius Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia
  • LIMA, Lucas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia
  • CAIXETA, Fernando Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia
  • ALMEIDA, Fernanda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia
  • MOREIRA, Siro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia
  • OLIVEIRA, Fabrício Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia

Palavras-chave:

Agroecologia, Educativo, Produção, Exemplo

Resumo

Por ser uma instituição de ensino, de âmbito rural, o Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia deve se adequar aos avanços
agrícolas, mas também deve encontrar uma forma para que os proprietários possam tirar seu
sustento da produção e competir no mercado. Neste Contexto o objetivo deste trabalho foi o
de relatar a implementação de um Sistema Agroflorestal pedagógico nas dependências do
IFTM – Campus Uberlândia. Para tanto, projetou-se um SAF modelo que apresentou diversidade
em sistemas agroecológicos para moradores da região afim de replicar o conhecimento
e aprofundá-lo. Como resultado, obteve-se um SAF produtivo em cooperação entre alunos,
professores, agricultores e moradores.

Downloads

Publicado

2018-08-19