Educação do campo e Agroecologia - fortalecendo o modo de vida camponês

Autores

  • FERREIRA, Gizelia Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE Campus Vitória, Brazil
  • COSTA, Cristiane Maria dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • SILVA, Ricardo Torres da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • SILVA NETO, Manoel José da Universidade Federal de Campina Grande
  • FREITAS, Rubenice Maria de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • NÓBREGA, Carla Eugênia Fonseca da Silva Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Palavras-chave:

campesinato, identidade, contextualização

Resumo

O objetivo desse trabalho foi a construção de conhecimentos voltados a Educação do campo
a partir de uma perspectiva agroecológica, fomentando o desenvolvimento dessas áreas no
município de Lagoa de Itaenga – Pernambuco. A Agroecologia surge como uma disciplina
científica que contribui com a valorização e o fortalecimento da identidade dos educadores e
estudantes na educação do campo brasileira. O projeto foi realizado na zona rural do município
de Lagoa de Itaenga, Pernambuco, tendo como base a Metodologia da investigação-ação
e envolvendo três coordenadoras, um responsável pela biblioteca itinerante e 40 professores
que atuam em 11 escolas do campo. Os educadores se apropriaram e contextualizaram os conhecimentos
com suas realidades, despertando para uma ação transformadora que passe por
uma formação continuada dos educadores e educadoras do campo e que permitam a análise,
reflexão, discussão e construção de estratégias para intervenções positivas nesses locais.

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Publicado

2018-08-19