Contribuições da atividade de monitoria acadêmica na disciplina de Agroecologia no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão

Autores

  • NASCIMENTO, Timóteo Angelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • FERREIRA, Gizelia Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco,

Palavras-chave:

Docência, Monitoria, Iniciação, Educação, Academia

Resumo

A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico que tem como objetivo facultar a possibilidade
de desenvolvimento de técnicas e habilidades, além de um aprofundamento teórico, que
consequentemente gera o aperfeiçoamento acadêmico do monitor. A atividade de monitoria
em questão foi executada no período de Outubro de 2016 à Fevereiro de 2017, no Campus do
IFPE na cidade de Vitória de Santo Antão no curso de Bacharelado em Agronomia, numa turma
do IV Período com o quantitativo de 22 alunos na disciplina de Agroecologia. Este estudo
é do tipo descritivo com abordagem quantitativa. Pós-período de monitoria foi levantado um
questionário online com os integrantes da turma, questionário esse que foi baseado no grau
de importância com o seguinte questionamento: Qual grau de importância você atribui para
monitoria em Agroecologia para sua compreensão do assunto - 1) Não é importante; 2) Pouco
importante; 3) Indiferente; 4) é importante; 5) Muito Importante. A população da pesquisa foi de
23 alunos, todos devidamente matriculados na disciplina. Pode-se verificar, antes de tudo, que
a atividade contribuiu para que o monitor avaliasse o seu papel como agente ativo e coparticipativo
no processo de ensino e aprendizagem de seus colegas. A atividade de monitoria, pra
quem a procura surte um efeito significativo em sua compreensão do assunto abordado, além
de estimular uma maior frequência dos alunos e diversas quebras de paradigma. Além disso,
pode-se destacar que a monitoria ultrapassa o sentido de um simples acompanhamento, pois
possibilita acompanhar sistematicamente o processo de desenvolvimento do aluno.

Downloads

Publicado

2018-08-19