Educação em Agroecologia no IFPA – Campus Castanhal: a importância da unidade de produção de adubos orgânicos como base de disseminação de tecnologias sustentáveis
Palavras-chave:
Metodologia de ensino, Agricultura familiar, Ciência agroecológica, Meio ruralResumo
O objetivo da pesquisa foi refletir sobre as Metodologias de ensino adotadas pelo setor de
olericultura e produção de adubos orgânicos e sua aplicação na instituição de ensino. A pesquisa
foi realizada a partir da aplicação de questionários junto aos estudantes do Instituto
Federal do Pará- Campus Castanhal e análise documental (trabalhos de pesquisa, notas de
produção e doações de produtos). Como resultado desta avaliação, percebeu-se um balanço
positivo no uso dos adubos orgânicos produzidos no Campus, no que diz respeito a Introdução
destes nas Metodologias didáticas de aulas práticas e teóricas, além da disseminação de
conhecimentos destes produtos além das fronteiras da Instituição. Além disso, observou-se
a compreensão efetiva dos discentes, docentes e técnicos do instituto, do que realmente são
adubos orgânicos e suas vantagens dentro da agricultura familiar paraense, além do conhecimento
satisfatório sobre a ciência agroecológica que vem se disseminando cada vez mais
no meio rural.